Quinta-Feira, 02 de Maio de 2024

Bolo de Chocolate: o gosto do afeto!

Postado em: 23-01-2024

Comunicação Sinhores

Image

Uma das receitas que mais trazem memória afetiva coletiva, é o bolo de chocolate! Sua importância é tanta, que tem um dia comemorativo em sua homenagem: 27 de janeiro

Ele é amado, versátil e democrático o bolo de chocolate agrada o paladar de adultos e crianças ao redor do mundo! A sua simplicidade, aroma envolvente e sabor que encanta é sucesso no café da manhã, na sobremesa no lanche da tarde e até mesmo fora de hora, naquele momento que dá vontade de comer um docinho.

Uma receita bem executada de bolo de chocolate é capaz de perfumar uma casa inteira ao sair do forno. A receita de bolo, em geral, vem do Egito Antigo, na falta do açúcar, na época adoçava-se a massa com xaropes de frutas, uvas passas e tâmaras. Séculos depois, especialmente durante o Renascimento, os romanos começaram a inovar na produção de bolos, aproveitando a técnica da fermentação. Aliás, a própria designação "bolo" originou-se desse processo, pois o fermento contribuía para a formação de uma massa arredondada, assemelhando-se a uma bola.

Já a contribuição do chocolate remonta aos maias na América Pré-Colombiana. Naquele período, a população desfrutava de uma bebida elaborada a partir do extrato das sementes de cacau, combinado com baunilha e pimenta que tinha a fama de acabar com a sensação de cansaço. O nome do drink? Xocoatl.

Até o século XVII a bebida de cacau era consumida pura. Foi somente nessa época que confeiteiros de origem inglesa decidiram inovar, experimentando a inclusão do mágico elixir de cacau em um bolo. Em 1674, para ser mais preciso, os primeiros bolos de chocolate começaram a ser vendidos em lojas especializadas inglesas. E, como já se pode imaginar, a partir desse momento, tornou-se uma sensação global.

A beleza do bolo de chocolate está na diversidade de suas receitas. Seja na forma clássica, com cobertura abundante, ou em opções mais leves e saudáveis, há um bolo de chocolate para atender a todos os gostos. Com inovações culinárias, como versões sem glúten, sem açúcar ou veganas, o mundo do chocolate se expande, garantindo que todos possam participar dessa celebração açucarada.

No Dia do Bolo de Chocolate, encorajamos a exploração culinária. Que tal aventurar-se em receitas diferentes em casa ou explorar as ofertas especiais das confeitarias locais? E que tal compartilhar essas experiências nas redes sociais? É uma maneira deliciosa de conectar-se com outros apreciadores dessa iguaria.

Aproveite esse dia 27 de janeiro como uma excelente desculpa para se lambuzar de bolo de chocolate, que tal?